A Sala do Empreendedor de Viana foi contemplada com a categoria mais alta do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, no ciclo 2023, a categoria, Diamante, concedida às salas com as melhores pontuações do Brasil, na etapa nacional da premiação.
Somente 9 municípios maranhenses receberam a condecoração por suas salas: Governador Nunes Freire, Guimarães, Matinha, Parnarama, Pinheiro, Santa Helena, São Pedro da Água Branca, Turilândia e Viana. 148 foram reconhecidas com o selo Diamante na etapa nacional, pela qualidade dos atendimentos e dos serviços prestados pelas instituições parceiras do empreendedores locais.
A coordenadora da Sala do Empreendedor de Viana, Évila Cristina Leal, destaca que o projeto tem sidouma “porta de entrada” para os pequenos empreendedores, vianenses.
“Nestes dois anos e meio, realizamos mais de 2 mil atendimentos, com consultorias e orientações, 128 aberturas de microempresas individuais, com reflexoda essência de um espaço que transcende suas paredes físicas para se tornar um símbolo de oportunidade e crescimento para aqueles que buscam trilhar o caminho do empreendedorismo, sejam eles formais ou informais”, explica.
A premiação, em cerimônia online, avaliou e certificou a qualidade do atendimento oferecido aos pequenos negócios pelas Salas, espaços das Prefeituras criados para facilitar os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, além de outros serviços.
Évila Leal destaca ainda o apoio e a superação das barreiras para se iniciar um negócio com os recursos oferecidos pela Sala, tais como como orientação contábil e de gestão, fundamentais para o estabelecimento e o crescimento de um negócio sustentável, além de proporcionar um ambiente propício para networking e colaboração.
“Por outro lado, a Sala também acolhe os empreendedores informais, muitas vezes esquecidos ou marginalizados pelo sistema tradicional. Para esses visionários, oferece suporte prático e acessível, como foi a criação da Vila do Empreendedor, como workshops sobre planejamento de negócios simplificados, acesso a microcrédito e treinamento em habilidades específicas necessárias para o sucesso em seus empreendimentos”, explica.
O apoio da Prefeitura de Viana foi fundamental para a obtenção das sucessivas premiações que vêm sendo recebidas pela Sala do Empreender. O prefeito Carrinho Cidreira, economista e empresário, foi um dos grandes entusiastas da iniciativa.
“Com salários que pagamos antecipados aos servidores, há mais de 30 meses, pagamentos de fornecedores em dia, Viana hoje tem um comércio aquecido, com dinheiro circulando na economia. A Sala do Empreendedor completa esse ciclo econômico favorável aos que desejam aprimorar seus negócios e iniciar um empreendimento”, comenta.
0 Comentários